Quem Somos?
A Nossa História e os Nossos Valores
Horta de Fanares. 2021
Quem Somos?
A Horta de Fanares é um projeto iniciado em 2021, que pretende incentivar uma alimentação mais saudável e a prática de formas de agricultura sustentáveis. Assim, a produção de MicroVegetais satisfaz ambas as vertentes, sendo um produto biológico, sem adição de qualquer adubo ou fertilizante, produzido apenas com luz e água.
Jovens empreendedores e naturais do concelho de Sintra, pretendemos promover o comércio local, com o objetivo de formar uma comunidade mais forte e autossustentável.
Porquê "Horta de Fanares"?
No coração de Sintra, a Horta de Fanares nasceu na localidade de Fanares, um lugar muito antigo situado na Vila de Algueirão – Mem Martins. Em tempos, Fanares era uma aldeia saloia. No entanto, após a construção da estação ferroviária de Algueirão – Mem Martins, que entrou ao serviço em Abril de 1887, a população de Fanares cresceu em consequência do êxodo rural do século XX. A construção da linha do comboio dividiu Fanares em duas partes – Fanares de Cima (Algueirão) e Fanares de Baixo (Mem Martins) – que ficaram ligadas apenas pela passagem de nível. A forte urbanização da região levou a um grande desenvolvimento comercial, e o centro de Mem Martins passou a ser considerado o “Chiado de Sintra”, sendo muito frequentado pelas pessoas dos municípios envolventes. Um dos locais de referência do comércio era o Mercado de Fanares, que infelizmente hoje já não existe.
Após o fecho da passagem de nível na década de 1980, que separou Fanares de Cima de Fanares de Baixo, iniciou-se o declínio do centro de Algueirão – Mem Martins, o que foi acentuado especialmente a partir da década de 1990. Hoje, o nome “Fanares” pouco significado tem para quem não conhece a nossa história. Convivemos com o nome que identifica as nossas ruas, como a Rua Cima de Fanares, a Travessa de Fanares e, coincidentemente, a Rua das Hortas de Fanares, mas muitos pouco sabem sobre a história da nossa terra. Assim, a Horta de Fanares pretende aludir ao passado e ao crescimento de Fanares, fazendo despertar o interesse pela sua história esquecida. Pretendemos trazer de volta o comércio pelo qual éramos conhecidos, e ajudar a promover o desenvolvimento comercial para estarmos mais perto de ser o “Chiado” que um dia já fomos.
Sustentabilidade
Perante as dificuldades climáticas e ambientais que estamos a ultrapassar à escala global como secas e cheias, cada vez mais a agricultura tradicional é ultrapassada e insuficiente para satisfazer as necessidades das populações.
A nossa missão é poder proporcionar uma alternativa viável à agricultura tradicional, sem comprometer o meio ambiente, e prometemos manter a qualidade dos nossos produtos, que fazem bem a si e ao planeta!